You are here

Novo ataque no Iémen tira a vida a 31 pessoas

O país tem de sido palco nas últimas semanas de combates entre os rebeldes e as forças pró-governamentais. Segundo a ONU, o conflito no Iémen já tirou a vida a 10 mil pessoas.
Novo ataque no Iémen tira a vida a 31 pessoas

Um novo ataque no Iémen causou a morte a pelo menos 31 civis. Palco há mais de três anos de uma guerra que coloca de um lado a coligação governamental apoiada pela Arábia Saudita e do outro os rebeldes Houthis apoiados pelo Irão, ambos os lados culpam-se mutuamente pelo ataque.  

O ataque teve lugar na zona Oeste do país, onde os rebeldes ocuparam vastas áreas do território, incluindo Sanaa, a capital. Segundo a Agência France Presse, pelo menos 31 pessoas morreram ou ficaram feridas em ataques aéreos a um autocarro e a uma casa na região de Al-Douraïhimi, a sul de Hodeida. A informação foi transmitida pela Saba, uma agência informação afeta aos rebeldes, que indica que estes números são provisórios. 

Já a agência WAM, dos Emirados Árabes Unidos, um dos elementos da coligação, informa que os Houthis dispararam um míssil “balístico fabricado no Irão” contra os civis, matando uma criança e ferindo dezenas de outras, três delas com gravidade.

A Arábia Saudita tem acusado o Irão de fornecer mísseis balísticos aos rebeldes xiitas Houthis, informação desmentida por Teerão. O Norte do Iémen tem sido palco nas últimas semanas de vários ataques, sendo que o recente ataque à bomba que tirou a vida a 40 crianças foi feito com uma bomba vendida pelos Estados Unidos à Arábia Saudita. Este conflito é considerado por muitos um pretexto para um medir de forças entre o Irão e a Arábia Saudita. Segundo a ONU, o conflito no Iémen já tirou a vida a 10 mil pessoas.

Termos relacionados Internacional
(...)