You are here

Novo acordo de paz na Colômbia

FARC e governo assinam segundo acordo de paz, que põe fim a semanas de incerteza.
Juan Manuel Santos, presidente da Colômbia e Rodrigo Londoño "Timochenko", cumprimentam-se após a assinatura do acordo.
Juan Manuel Santos, presidente da Colômbia e Rodrigo Londoño "Timochenko", cumprimentam-se após a assinatura do acordo. Foto de Mauricio Duenas Castaneda/EPA/Flickr.

A assinatura do segundo acordo de paz entre o Presidente colombiano, Juan Manuel Santos, e Rodrigo Londoño (conhecido como "Timochenko"), comandante máximo das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) decorreu, desta vez, no Teatro Colón em Bogotá e não contou com a presença de delgações estrangeiras. A primeira assinatura, relembre-se, decorreu em setembro em Cartagena de las Indias com pompa e circunstância, e esse tratado foi chumbado em referendo no início de outubro.

Este acordo de paz resulta de quatro anos de negociações e põe fim a um conflito com mais de cinquenta anos e, no momento da assinatura, segundo a Reuters, os participantes gritaram “Conseguimos!”. Desde a rejeição do referendo que havia alguma incerteza em relação ao futuro do acordo, que será ainda hoje  apresentado no Congresso colombiano e o votado na próxima semana. Desta vez, não será sujeito a referendo.

O ex-Presidente, Álvaro Uribe, tem liderado a campanha contra o acordo de paz continua a manifestar-se contra, apesar de o seu conteúdo ter sido alterado em relação à versão inicial para incluir algumas das críticas de que se lhe opunha. Uribe convoca agora manifestações na rua contra o governo de Juan Manuel Santos, em resposta ao novo acordo. 

A assinatura do acordo chegou a estar marcada para terça feira desta semana, mas foi adiada na véspera, segundo o Publico.es, devido à posição dos chefes militares em relação à parte do acordo que responsabiliza os comandantes por atos cometidos pelos seus subordinados, podendo alguns serem chamados ao Tribunal Espacial para a Paz para responderem por massacres cometidos contra camponeses.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)