Em comunicado, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira saúda “as grandiosas ações de luta desenvolvidas pelos trabalhadores” até ao momento pelo fim do regime de laboração contínua no fundo da mina e pela humanização dos horários de trabalho.
A estrutura sindical acusa, por outro lado, a administração da Sociedade Mineira de Neves-Corvo, ou quem a representa, de continuar “a fazer de conta que não entende a natureza do conflito (que ela própria criou) e as medidas que tem de tomar para o resolver”.

Lembrando que a administração apresentou propostas que não abrangem a totalidade dos trabalhadores em luta, o STIM reafirma que “esta luta é de todos e para todos e que este conflito só será resolvido quando a globalidade das propostas apresentadas tiver resposta positiva”.
O Sindicato sublinha ainda que, “no período que decorre até ao início da greve, a administração tem todas as condições para a evitar”. Para tal, basta respeitar “os trabalhadores e as suas propostas e agir, de facto, para que se alcance uma solução negociada”.