You are here

Nova Caledónia: "Não" à independência volta a ganhar e há terceiro referendo em 2022

A colónia francesa realizou o segundo referendo e desta vez a vitória do “não” à independência foi de 53,26%. Diferença entre independentistas e pró-franceses continua a reduzir-se.
Nova Caledónia
Foto de Rémy Bruyère | Facebook

De acordo com o jornal galego Nós Diário, o referendo pela independência da Nova Caledónia, uma colónia francesa composta por várias ilhas no Oceano Pacífico, realizado ontem, domingo 4 de outubro, voltou a deixar uma vitória dos pró-franceses, que não querem a independência do território.

O “não” à independência do arquipélago do Oceano Pacífico recolheu 53,26% dos votos face aos 46,74% do “sim”. A diferença ficou mais reduzida que na primeira consulta, realizada em 2018, onde o “não” conseguiu 56,7%.

Segundo os acordos de Nouméa, um terço do Congresso da Nova Caledónia poderá solicitar um terceiro referendo, em 2022.

A Nova Caledónia abrange um território de 18 mil km2 e tem mais de 270 mil habitantes. Foi colonizada pela França no início do século XIX e desde 1853 que pertence a este país.

Nos anos 80, a Frente Socialista de Libertação Nacional Kanak exigia a declaração de um Estado independente e com o passar do tempo, estas ilhas têm ganho uma maior autonomia. O território, também nos anos 80, assistiu a grande violência entre as forças independentistas e as forças ligadas aos descendentes dos colonizadores franceses.

Esta violência terminou com o Acordo de Matignon, em 1988, onde foi dada a autonomia a três províncias, duas destas de maioria kanaka, e foi-lhes permitido legislar sobre impostos e emprego.

Termos relacionados Internacional
(...)