You are here

Noruega continua líder do Desenvolvimento Humano

A Noruega melhorou o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), mantendo-se no topo da lista dos países mais desenvolvido do mundo. Já o Níger ocupa o último lugar no relatório no relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Fotografia de Paulete Matos
Fotografia de Paulete Matos

Os cinco países do topo da lista estão inalterados desde o ano passado: Noruega, Suíça, Austrália, Irlanda e Alemanha. O IDH cresceu globalmente em 21%, em 189 países analisados. A conclusão é do Relatório Global de 2018, apresentado esta semana em Nova Iorque com dados relativos a 2017.

Os autores do estudo sublinharam que tem havido um progresso “impressionante” no desenvolvimento, apesar de haver uma tendência de desigualdade muito preocupante. O relatório conclui que um dos maiores entraves é a desigualdade de género: a nível global, as mulheres beneficiaram de menos 5,9% de melhoria das condições do que os homens.

O PNUD conclui que mais de 51% da população mundial vive em condições de desenvolvimento consideradas altas (53 países) ou muito altas (59 países) e que a educação está no nível mais elevado de sempre. Por sua vez, também a esperança média de vida tem aumentado.

Portugal, subiu uma posição, estando agora no 41º lugar, empatado com a Letónia, os dois com um IDH de 0,847.

De acordo com o PNUD, que avalia essencialmente a saúde, a qualidade de vida e a educação, 12% da população mundial é afetada pelo fraco desenvolvimento dos países em que vive (926 milhões), o que contraste com os 60% de 1990.

Termos relacionados Internacional
(...)