You are here

Nível do mar registou subida recorde no século XX

Na sequência das alterações climáticas, o nível dos oceanos subiu mais rapidamente no século XX do que ao longo dos últimos três milénios.

De acordo com os autores de uma investigaçação publicada na revista científica norte-americana Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), entre 1900 e 2000, os oceanos e os mares do planeta subiram cerca de 14 centímetros, sob o efeito do degelo, sobretudo no Ártico.

Os investigadores estimaram que sem o aumento da temperatura do planeta observada desde o início da era industrial, a subida dos oceanos teria correspondido a menos metade no século XX.

Subida dos oceanos acelerou

O século passado "foi extraordinário em comparação com os últimos três milénios e a própria subida dos oceanos acelerou nos últimos 20 anos", afirmou Robert Kopp, professor do departamento de Ciências da Terra da Universidade Rutgers, de Nova Jersey, nos Estados Unidos.

Segundo este estudo, que se baseia numa nova abordagem estatística concebida pela Universidade de Harvard (Massachusetts, EUA), os oceanos baixaram cerca de oito centímetros entre o ano 1000 e 1400, período marcado por um arrefecimento planetário de 0,2 graus Celsius.

Refira-se que, neste momento, a temperatura média mundial é um grau mais elevada do que a do final do século XIX.

Refira-se que, neste momento, a temperatura média mundial é um grau mais elevada do que a do final do século XIX.

Para determinar a evolução do nível dos oceanos durante os últimos três mil anos, os cientistas compilaram novos dados geológicos, indicadores da subida das águas, como os pântanos e os recifes corais, os sítios arqueológicos, além de outros indicadores referentes a marés em 60 pontos do globo nos últimos 300 anos.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Ambiente
(...)