Nicarágua: Quarta presidência para Daniel Ortega

A 10 de janeiro de 2022, Daniel Ortega tomou posse como presidente da Nicarágua para o quarto mandato consecutivo. Mesmo na esquerda latino-americana, as vozes críticas à forma antidemocrática de governação e às manipulações eleitorais de Ortega estão a aumentar. Por Matthias Schindler.
„Yo denuncio la farsa electoral“ - Foto de manifestação realizada na Costa Rica, foto de https://desinformemonos.org/

A 10 de janeiro de 2022, Daniel Ortega tomou posse como presidente da Nicarágua para o quarto mandato consecutivo. As eleições, marcadas para 7 de novembro de 2021, foram manipuladas tão abertamente que muitos Estados não as reconheceram como legítimas. Mesmo na esquerda latino-americana, as vozes críticas à forma antidemocrática de governação e as manipulações eleitorais de Ortega estão a aumentar. Entre as vozes críticas estão o ex-presidente brasileiro Lula, o recém-eleito presidente do Chile Gabriel Boric, o presidente mexicano López Obrador, o ex-guerrilheiro e mais tarde presidente do Uruguai José Mujica e outros mais.

Em agosto de 2021, o Conselho Supremo Eleitoral ilegalizou o último partido da oposição chamado Ciudadanos por la Libertad (CxL). Os restantes partidos legalmente existentes ou estavam diretamente numa aliança com a Frente Sandinista de Liberación Nacional (FSLN) ou estavam ligados ao partido governante de Ortega através de outros canais. Todos estes partidos são largamente desconhecidos, não desempenham qualquer papel na política nacional, não têm qualquer programa e os seus principais candidatos perseguem principalmente interesses particulares, não políticos. A sua única razão de ser é fazer a votação de novembro parecer pluralista, pelo que são recompensados com posições altamente remuneradas ou outros benefícios materiais.

Seja qual for o partido em que se queria votar, foi um voto a favor do regime orteguista. Foi uma eleição sem eleição.

Já um ano antes da data das eleições, o regime Ortega começou a criar a base legal para criminalizar qualquer crítica à sua administração com um pacote de quatro leis. Nesta base, para além dos cerca de cem prisioneiros políticos já detidos, mais pessoas foram presas no decurso do ano. Entre elas estavam várias personalidades que queriam concorrer à presidência, o presidente da associação empresarial, políticos conservadores e liberais, feministas bem conhecidas, ex-membros da FSLN, defensores dos direitos humanos, entre outros mais.

Antes das eleições, todos os comícios públicos foram proibidos. A propaganda eleitoral foi limitada a atividades na internet, tais como mensagens no WhatsApp ou no Facebook. Não havia cartazes eleitorais nas ruas, nem faixas, nem anúncios nos grandes espaços publicitários ao longo das ruas, nem bandeiras, nem fotografias dos candidatos, nem caravanas ... nada que pudesse indicar que havia uma campanha eleitoral a decorrer na Nicarágua.

Nestas condições de repressão total e de exclusão de todos os partidos da oposição, a palavra de ordem “Fique em casa” estava a ganhar cada vez mais popularidade entre a população. Assim, no próprio dia das eleições, as ruas nas cidades e no campo estavam vastamente vazias. A organização independente Urnas Abiertas realizou uma observação eleitoral silenciosa – não registada – em toda a Nicarágua. O relatório deles revelou que mais de 80 por cento da população eleitora não participou nesta votação. Isto é consistente com as observações de outras testemunhas oculares que se encontravam no terreno. Todos aqueles que votaram tinham o polegar direito tintado com uma tinta não lavável. Mas nos dias que se seguiram, era claramente visível em todo o lado que apenas cerca de uma em cada dez pessoas tinha o polegar colorido. Após a votação, os trabalhadores do setor público não só tiveram de mostrar os seus polegares tatuados aos seus superiores, mas tiveram mesmo de tirar uma fotografia com os seus telemóveis no seu centro de votação para provar que tinham participado nas eleições.

Os resultados oficiais destas “eleições” mostraram uma taxa de participação de 65% e deram à FSLN uma quota de 76% dos votos. Contudo, de acordo com todas as fontes independentes disponíveis, estes números são completamente implausíveis. A tomada de posse de Daniel Ortega como presidente e Rosario Murillo como vice-presidente, a 10 de janeiro de 2022, foi por isso raramente assistida por delegações governamentais de outros países, para além de Cuba, Venezuela e China. Daniel Ortega está politicamente isolado dentro da Nicarágua, bem como internacionalmente, como nunca antes.

Artigo de Matthias Schindler.

Sobre o/a autor(a)

Técnico de construção de máquinas reformado. Politógo.
Termos relacionados Internacional