Nelson Peralta é candidato do Bloco à Câmara de Aveiro

Nelson Peralta

Nelson Peralta, biólogo, 35 anos, foi indicado por unanimidade pelo plenário de aderentes do Bloco de Esquerda de Aveiro como candidato à Presidência da Câmara Municipal de Aveiro.

Aderiu ao Bloco de Esquerda aos 18 anos, poucos meses após a formação do partido-movimento. Participou em todas as candidaturas autárquicas do Bloco em Aveiro, tendo sido igualmente o primeiro candidato à Câmara Municipal de Aveiro em 2013. É membro da Mesa Nacional do Bloco de Esquerda e ainda das Comissões Coordenadoras Distrital e Concelhia. Faz parte do grupo de trabalho de ambiente do partido da Esquerda Europeia. Nos anos da troika foi um cidadão ativo na luta social e nos protestos às políticas de austeridade. Ativista social na área do ambiente. Há uma década que participa ativamente nas lutas pelos transportes públicos em Aveiro.

Licenciado em Biologia pela Universidade de Aveiro, trabalhou em projetos de investigação científica na área dos recursos marinhos no CESAM (Universidade de Aveiro), no CIIMAR (Universidade do Porto) e no Laboratório de Oceanografia de Arcachon e na área dos recursos aquáticos no então Instituto da Conservação da Natureza. Trabalhou no grupo parlamentar do Bloco de Esquerda no Parlamento Europeu com responsabilidade nas políticas europeias do partido na área ambiental e da saúde pública; era ainda o responsável pela comunicação do partido junto da imprensa nacional e internacional.

Trabalha atualmente no grupo parlamentar do Bloco na Assembleia da República com responsabilidade nas áreas de política ambiental, ordenamento do território, habitação e poder local.

A candidatura "convoca todos os cidadãos e cidadãs de Aveiro a participar na mudança que só será possível com a construção solidária de quem aqui vive, trabalha e/ou estuda". O Bloco já "faz a diferença para travar o ciclo de austeridade dos anos da Troika e para a recuperação de rendimentos". A candidatura propõe fazer a diferença também em Aveiro criando a alternativa à austeridade no município.

Termos relacionados Autárquicas 2017, Política
Comentários (1)