You are here

NASA cancela programa que monitoriza gases com efeito de estufa

A revista Science denuncia que por ação da administração Trump a NASA vai acabar com o programa que monitoriza os níveis de dióxido de carbono e metano na atmosfera. João Camargo declarou ao esquerda.net que “é catastrófico”.
Trump genocida do clima – Foto Steve Eason/flickr
Trump genocida do clima – Foto Steve Eason/flickr

Em artigo publicado na revista Science nesta quinta-feira, 10 de maio, é denunciado que a Casa Branca sob a presidência de Trump vai cancelar o programa de monitorização de gases de efeito de estufa.

Segundo o artigo, a administração Trump está a “matar silenciosamente” o programa Carbon Montoting System (CMS), o programa que procura fontes de emissão e de fuga de dióxido de carbono, que provocam o efeito de estufa na Terra.

"Agora, o governo do presidente Donald Trump matou silenciosamente o CMS", afirma-se no artigo, considerando a medida como a mais recente de um "amplo ataque à ciência climática" montado pela Casa Branca.

O passo seguinte do negacionismo”

Em declarações ao esquerda.net, João Camargo declara que “é o passo seguinte do negacionismo” de Trump. “Como não conseguem negar nem a ciência nem a observação procuram apagar o registo”, salienta o investigador, considerando que “é catastrófico” e que “vão ter de haver novas fontes”.

Segundo o artigo da Science, a NASA "recusou-se a explicar a razão para o cancelamento deste programa, referindo apenas as restrições orçamentais e a existência de prioridades mais urgentes, no orçamento para a ciência".

Trump, segundo o porta-voz da NASA, tentou acabar com cinco programas da agência norte-americana, o Congresso manteve o financiamento de quatro, o que não aconteceu com o programa de monitorização.

O cancelamento do CMS põe em causa o controlo das emissões de gases de efeito de efeitos de estufa. "Se não podermos medir as reduções de emissões, não podemos confiar que os países estão cumprir o acordo [de Paris]", declarou o diretor do Centro Internacional de Políticas para o Meio Ambiente da Universidade Tufts nos Estados Unidos, Kelly Sims Gallagher.

Termos relacionados Internacional
(...)