You are here
Movimento Ibérico Antinuclear vai organizar fórum mundial em 2019

O Movimento Ibérico Antinuclear (MIA) realizou neste sábado, 25 de novembro, a sua 3ª assembleia geral, em Cuenca (Espanha), tendo aprovado uma declaração.
À Lusa, o dirigente da Quercus e coordenador nacional do MIA, Nuno Sequeira, disse. "Foi dado início ao trabalho de organização de um evento com muita importância, que vai decorrer na Península Ibérica em 2019, em Madrid - o Fórum Social Mundial Antinuclear, que decorreu em 2017, em Paris. Já está aprovada a sua realização".
Nuno Sequeira disse também que "foi feito aqui [na assembleia em Cuenca] um debate com vista a definir um programa de atividades para 2018. Aquilo que foi aprovado foi a continuação da luta antinuclear nos dois países, com a realização de ações descentralizadas de mobilização, como forma de continuar a sensibilizar as populações para este grave problema do nuclear", afirmou.
Nuno Sequeira disse à Lusa que o MIA pressionará os governos de Portugal e de Espanha para tomarem posições que levem ao encerramento, no mais curto espaço de tempo, das centrais nucleares espanholas, nomeadamente a de Almaraz, que é a mais antiga.
"Queremos também pressionar os Governos no sentido de não permitir o avanço de outros projetos ligados ao nuclear que teriam impactos transfronteiriços grandes, como, por exemplo, as minas de urânio de Retortilho, perto de Salamanca (Espanha), e o armazenamento de resíduos nucleares que estão previstos para alguns locais em Espanha, perto da fronteira [portuguesa]", disse também o dirigente do MIA.
Nuno Sequeira disse também que o movimento considera inaceitável o adiamento negociado entre Portugal e Espanha para permitirem que seja alargado o prazo para as centrais nucleares pedirem a renovação das licenças.
“Entendemos que é imprescindível continuar a luta contra o nuclear, sensibilizando as populações e forçando os Governos a alterar esta posição e a tomar medidas para o encerramento das centrais no mais curto espaço de tempo possível", concluiu o dirigente da Quercus e do MIA.
Attachment | Size |
---|---|
![]() | 20.58 KB |
Add new comment