You are here

Morreu o senhor da Guerra: George H. W. Bush (1924-2018)

O pai do ex-presidente George W. Bush morreu esta sexta-feira aos 94 anos. O 41º presidente a ocupar a Casa Branca, entre 1989 e 1993, foi responsável pelo genocídio no Iraque durante a primeira Guerra do Golfo.
Foto de Mcas, Cherry Point.

George H. W. Bush, ex-diretor da CIA e antigo vice-presidente de Ronald Reagan, cuja fortuna advinha dos seus negócios das refinarias e do petróleo, liderou a coligação das Nações Unidas na Guerra do Golfo (1990-1991).

Em agosto de 1990, o Iraque, que acusava o Kuwait de extrapolar as cotas da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) de exportação de petróleo, promovendo uma “guerra económica”, e mantinha com o país, antiga província de Baçorá, disputas territoriais, invadiu a nação vizinha.

Os Estados Unidos, aliados de Saddam Hussein durante a sua guerra com o Irão na década de 1980, com o secretário da Defesa de George W. Bush, Donald Rumsfeld, a visitar o país em 1983, representando o governo Reagan, enviaram então para a região o maior contingente de recursos humanos e materiais bélicos desde o final da Segunda Guerra Mundial.

Os EUA, após terem apoiado o regime de Hussein, facultando ajuda alimentar, militar e tecnologia, passível de ser utilizada no desenvolvimento e fabricação de mísseis balísticos, ou mesmo no desenvolvimento de armas de destruição em massa, lançaram 88.500 toneladas de bombas sobre o Iraque e Kuwait, num dos bombardeamentos aéreos mais concentrados na história da guerra.

Dezenas de milhares de civis morreram em resultado desta guerra aérea. Mais de 300 civis foram mortos em apenas um ataque, quando dois mísseis atingiram o abrigo de bomba Amiriya, a 13 de fevereiro de 1991.

As bombas norte-americanas atingiram várias infraestruturas civis, como as instalações de esgoto, água e sistemas de energia.

As bombas não detonadas e os cartuchos de urânio empobrecido, estimados em mais de um milhão, transformaram, por largos anos, o então campo de batalha numa zona mortífera e num terreno tóxico e radioativo.

Os EUA não chegaram a derrubar Hussein e o seu regime, porque temiam deixar um vácuo de poder que poderia ser preenchido pelo Irão. George H. W. Bush e o seu sucessor, Bill Clinton, garantiram, no entanto, o apoio da ONU a um regime de sanções inédito na história. A reconstrução do país ficou amplamente condicionada, com graves consequências no que respeita, nomeadamente, aos cuidados médicos. A população mais fragilizada e as crianças foram as que mais sofreram com esta situação.

Termos relacionados Internacional
(...)