Morreu o antigo Presidente da Assembleia da República Barbosa de Melo

Numa nota assinada pelo deputado bloquista e vice-presidente da Assembleia da República José Manuel Pureza, o Bloco destaca importância de Barbosa de Melo na elaboração da atual Constituição e endereça o seu pesar à família e ao PSD.
Foto de Inácio Rosa. Lusa.

"Exprimindo o seu pesar pela morte de Barbosa de Melo, queremos destacar, no seu vastíssimo trajeto, o facto de ter sido um dos constituintes mais influentes na elaboração da Constituição da República e um eminente jurista que deu à causa da descentralização um contributo inabalável", assinala o dirigente bloquista.

António Moreira Barbosa de Melo, investigador e professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, foi um dos fundadores do PSD, partido no qual exerceu diversos cargos nos órgãos nacionais.

Em 1974, integrou a Comissão para a elaboração da lei eleitoral para a Assembleia Constituinte, da qual foi também deputado. Exerceu novamente o mandato de Deputado na Assembleia da República nos anos de 1976-1977 e 1991-1999.

O ex-Presidente da Assembleia da República durante a VI Legislatura (1991-1995), que foi também membro do Conselho de Estado, morreu esta quarta-feira, aos 83 anos, no Centro Hospital e Universitário de Coimbra.

Termos relacionados Sociedade