Bruno Ganz nasceu em Zurique em 1941 e era detentor do prémio Iffland-Ring, o prémio atribuído há mais de 200 anos ao mais importante ator de teatro de língua alemã.
Entre os seus papéis mais notáveis destacam-se o anjo Damiel em "As asas do desejo" de Wim Wenders, o Professor Rohl em “o Leitor” de Stephen Daldry e Hitler em “A Queda” de Olivier Hirschbiegel.
Foi o protagonista no filme “A Cidade Branca” de Alan Tanner, rodado em Lisboa no início da década de 80, tendo contracenado com a atriz Teresa Madruga, segundo a Lusa.
O seu último filme foi “Radgund” de Terrence Malick, que se encontra em pós-produção.
Foi galardoado com diversos prémios ao longo da sua vida, destacando-se o Leopardo de Ouro do festival de Locarno, em 2011, e o prémio da Academia Europeia de Cinema, em 2010, ambos pelo conjunto da carreira.
Bruno Ganz regressou a Portugal por diversas vezes, para o Festival de Almada e para atuar na Culturgest, onde falou de Goethe, em 2002.
Em 2015 foi um dos convidados de honra do Lisbon & Estoril Film Festival (LEFFEST), para acompanhar a retrospetiva dedicada ao cineasta alemão Wim Wenders.
O deputado José Manuel Pureza publicou, na sua página do facebook, um post sobre o ator falecido: