Morreu António Manuel Arnaut

03 de April 2019 - 11:37

O advogado faleceu esta quarta-feira em Coimbra aos 59 anos. Era membro da Comissão Política Nacional do Partido Socialista e notabilizou-se por pegar no legado de António Arnaut em defesa do Serviço Nacional de Saúde.

PARTILHAR
Foto de Paulo Novais/Lusa

António Manuel Arnaut morre menos de um ano depois do seu pai, António Arnaut, fundador do Serviço Nacional de Saúde. Estava a preparar aliás, junto com Ana Paula Arnaut, professora na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e sua irmã, uma homenagem a este que assinalaria o primeiro aniversário da sua morte.

Também na sequência do trabalho de António Arnaut, tinha fundado entretanto o Observatório de Saúde António Arnaut com o objetivo de defender o SNS. Este apresenta-se como tendo sido criado por “um grupo de cidadãos interessados na área da saúde” que partilham “os ideais humanistas e republicanos de acesso à prestação dos cuidados de saúde sem qualquer discriminação de raça, de credo ou de nível socioeconómico”. O seu objetivo é “contribuir para a defesa, modernização e sustentabilidade do SNS, entendido este como o pilar essencial da garantia constitucional do direito à saúde e do Estado Social”.

António Manuel Arnaut fazia parte da Comissão Política Nacional do Partido Socialista tendo aí defendido que o SNS não fosse limitado a um papel de complementaridade face aos interesses privados. Era também membro do Grande Oriente Lusitano.