You are here

Ministra confirma casos de coronavírus em Portugal

A ministra da Saúde confirmou os dois primeiros casos de infeção com o Covid-19 em território português. Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças subiu o risco de infeção na UE para “elevado”.
A Diretora Geral de Saúde, Graça Freitas, a ministra Marta Temido e o Secretário de Estado António Sales na conferência de imprensa desta segunda-feira. Foto Nuno Fox/Lusa

O primeiro caso confirmado é o de um médico de 60 anos, que reportou os primeiros sintomas no sábado, após regressar do norte de Itália. Encontra-se internado no Hospital de São João, no Porto. O segundo caso ainda aguarda confirmação da contra-análise e é o de um homem de 33 anos que reportou os primeiros sintomas na semana passada, tendo regressado de Valência.

Em conferência de imprensa conjunta com a Diretora Geral de Saúde, Graça Freitas, a  ministra da Saúde anunciou também o alargamento do rastreamento de passageiros provenientes de Itália, seguindo o que já está a ser feito nos voos provenientes da China. E voltou a apelar à população para que use a linha Saúde 24 para obter o encaminhamento e informação no caso de suspeitar ter sintomas deste vírus, em vez de se deslocar às unidades de saúde.

Na mesma conferência de imprensa, o secretário de Estado da Saúde, António Sales, disse que já existem dois mil quartos preparados, 300 quartos com pressão negativa e 300 lugares de cuidados intensivos para serem usados em caso de necessidade.

O Presidente da República foi dos primeiros a reagir com naturalidade à notícia dos casos confirmados de Covid-19, dizendo que “o que era estranho era que não houvesse nenhum caso em Portugal”. Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou aos jornalistas que não pensa cancelar ou adiar a sua agenda de contactos públicos, como a que realiza esta manhã no Salão Internacional do Sector Alimentar e Bebidas. “Daqui a uma semana estarei numa feira ao ar livre, não vou cancelar”, afirmou Marcelo, citado pelo Público.

Em Bruxelas, a Comissão Europeia anunciou a criação de uma “task force” de resposta ao Covid-19, formada pelos comissários da Gestão de Crises, Janez Lenarcic, da Saúde, Stella Kyriakides, dos Assuntos Internos, Ylva Johansson, dos Transportes, Adina Valean, e da Economia, Paolo Gentiloni.

A líder da Comissão Europeia anunciou também que  o nível de risco subiu “de moderado para elevado para as pessoas na UE”, devido à propagação do vírus. “Os diferentes Estados-membros enfrentam diferentes desafios relativamente ao surto de Covid-19. A Itália está a enfrentar uma situação que não é a mesma de outros Estados-membros. No entanto, esta é, para todos, uma situação em constante desenvolvimento, que muda rapidamente, e precisamos de estar todos prontos para novos desenvolvimentos”, sublinhou a comissária Kyriakides, citada pela Lusa.

Termos relacionados Covid-19, Sociedade
(...)