Mina em Bragança ameaça reconhecimento de Reserva da Biosfera pela UNESCO

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial ZASNET alerta que o projeto mineiro de Calabor põe em risco a Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica, reconhecida há cinco anos pela UNESCO. Artigo publicado em Interior do Avesso.
Valtreixal atual – foto de Nuno Madeira Alves/wikipedia

O território da Reserva abrange o Nordeste Transmontano, no lado português, e Zamora e Salamanca, em Espanha. O Agrupamento Europeu, responsável pela Reserva da Biosfera, é constituído por entidades dos mesmos territórios (Associações de Municípios de Terra Fria do Nordeste Transmontano e da Terra Quente Transmontana, a Câmara Municipal de Bragança e as Diputaciones de Zamora e Salamanca, bem como o Ayuntamiento de Zamora).

Segundo notícia da Lusa, o ZASNET “solicita às entidades responsáveis pela realização da avaliação do Estudo do Impacto Ambiental (EIA) causado pela instalação da mina a céu aberto, Valtreixal, que tenham em conta as consequências negativas” para esta reserva da biosfera e o respetivo modelo de desenvolvimento sustentável.

“A instalação desta mina, em Calabor, é altamente poluente, não só localmente, mas afeta uma área muito maior que o expectável, tanto ao nível do solo como da água e da atmosfera”, defende o Agrupamento. Alertando que o reconhecimento da UNESCO está “em risco” devido ao projeto da instalação de uma exploração mineira a céu aberto na zona de Calabor, em Espanha, a poucos quilómetros de Bragança.

“A localização desta mina a céu aberto no coração da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica, com as suas Áreas Protegidas e Zonas de Proteção Especial, como a Rede Natura 2000, afetará o equilíbrio dos ecossistemas e, consequentemente, a população residente e não residente”, sustenta, ainda de acordo com notícia da Lusa.

O projeto de exploração mineira previsto para a zona de Calabor esteve em discussão pública durante o mês de agosto, tendo sido contestado do lado português por associações, autarcas e partidos políticos.

O projeto espanhol pretende instalar uma exploração a céu aberto de estanho e volfrâmio da mina Valtreixal, de Sanábria, em Calabor, Pedralba de la Pradería, a apenas cinco quilómetros do concelho de Bragança.

Artigo publicado em Interior do Avesso em 25 de janeiro de 2021

Termos relacionados Ambiente