You are here

Milhares manifestam-se contra prisão de autarca italiano pró imigração

Lucano era autarca de uma aldeia que viu imigrar a maioria dos habitantes. Em conjunto com estes, decidiu acolher nas casas vazias refugiados de cerca de vinte países. Está agora a ser acusado de auxílio à imigração ilegal.
Milhares manifestam-se contra prisão de autarca italiano pró imigração

Seis mil pessoas sairam à rua na pequena aldeia de Riace, na região italiana da Calábria, numa manifestação contra a prisão do autarca Domenico Lucano, conhecido como o “autarca dos refugiados”, que se encontra detido sob acusação de auxílio à imigração ilegal e promoção de “casamentos de conveniência”. 

Riace, uma aldeia com um reduzido número de habitantes, foi repopulada por refugiados, num exemplo que mereceu elogios internacionais pela integração bem sucedida dos novos habitantes. 

À frente da liderança de uma das várias aldeias italianas que nas últimas décadas tem vindo a perder a sua população jovem, Lucano optou, com o acordo dos cidadãos que emigraram, por integrar os refugiados que ali chegavam nas casas desocupadas, ao invés de os fechar nos centros de acolhimento. De acordo com a Al Jazeera, no seu auge, entre os 1 500 habitantes, 500 eram refugiados e requerentes de asilo de um total de vinte países. 

Os manifestantes consideram que a detenção de Domenico Lucano tem motivações políticas e decidiram sair à rua em sua defesa e do ideal de integração que o autarca aplicou. 

Na manifestação estiveram muitos dos refugiados integrados na aldeia, mas também ativistas antiracistas e pelos direitos dos imigrantes e outros autarcas. “Receber refugiados não é apenas um dever moral, é uma oportunidade para revitalizar as nossas cidades”, afirmou Gabriele Abbaterusso, presidente de câmara numa cidade perto de Lecce.

“É graças a ‘Mimmo’ Lucano que posso trabalhar aqui e enviar dinheiro para casa, para que os meus filhos possam ir à escola”, disse Saibou Sabitiou, um imigrante do Togo. 

Chamado a comentar a detenção, Matteo Salvini afirmou que esta serviria de exemplo a outros, sendo motivo de celebração. 

Termos relacionados Internacional
(...)