You are here
Miguel Duarte ilibado da acusação de auxílio à imigração ilegal em Itália

Miguel Duarte foi ilibado da acusação de auxílio à imigração ilegal, por ter participado em missões de salvamento e resgate no Mediterrâneo. A notícia é confirmada pelo próprio ao Expresso. Mas há quatro pessoas da tripulação do barco que vão a julgamento em Itália e podem ser condenadas a 20 anos de cadeia.
O barco salvou 14 mil pessoas no Mediterrâneo e o ativista critica: “Só podemos imaginar quantas pessoas perderam a vida por causa deste jogo político”.
Miguel Duarte afirmou ao Expresso: “Isto não é propriamente uma vitória. Eu fui ilibado mas quatro outras pessoas da minha tripulação foram acusadas”. E acrescenta: “Continua um mistério a razão pela qual estas pessoas foram acusadas e as outras não. Na organização quem fazia o resgate marítimo eram sempre voluntários - como eu -, que subiam a bordo e tomavam diferentes funções”.
A acusação foi feita esta terça-feira pelo procurador de Trapani, na Sicília.
Marisa Matias escreveu nas redes sociais: “É muito bom saber que o Miguel Duarte foi ilibado de um processo que nunca devia ter existido, porque salvar vidas não pode ser crime. E no entanto é preciso insistir em dizer o óbvio, porque ainda há 4 tripulantes que arriscam 20 anos de pena de prisão”.
Uma boa notícia. É muito bom saber que o Miguel foi ilibado de um processo que nunca devia ter existido, porque salvar vidas não pode ser crime. Mas é preciso insistir em dizer o óbvio, pois ainda há 4 tripulantes que arriscam 20 anos de pena de prisão. https://t.co/hDL4DkcAov
— Marisa Matias (@mmatias_) March 3, 2021
Comments
HERÓIS
Aristides Sousa Mendes salvou milhares de judeus da morte certa, concedendo-lhes os vistos no Consulado de Portugal em Bordéus, desobedecendo às regras dimanadas por Salazar. Viu-lhe depois, por mera vingança do ditador, serem-lhe encerradas todas as portas da sua vida política, pessoal e social. Morreu acompanhado pela miséria, como pagamento pela lealdade à sua consciência de ser humano excepcional.
Que o Miguel Duarte e os seus heróicos companheiros que salvaram outros seres humanos das águas do Mediterrâneo, não tenham nunca que passar por isso...
Add new comment