You are here

Migrantes há 40 dias em greve de fome em Bruxelas

A eurodeputada Marisa Matias visitou e manifestou solidariedade aos migrantes sem papéis. O Governo belga recusa-se a regularizar a situação de milhares de pessoas que trabalham e pagam impostos, mas “a quem são negados os direitos mais básicos”.
Eurodeputada Marisa Matias visitou migrantes em greve da fome
Eurodeputada Marisa Matias visitou migrantes em greve da fome

Vários trabalhadores, sem documentos oficiais, estão em greve da fome em Bruxelas. Segundo a Euronews, cerca de 250 migrantes refugiaram-se numa igreja no centro da capital belga e mais 200 pessoas estão espalhadas em vários pontos da cidade. Calcula-se que existam 150 mil pessoas migrantes sem papéis na Bélgica.

Estas pessoas vêm de vários países do norte de África, como Marrocos, Tunísia, Argélia e Egito, e também do Paquistão na Ásia. Algumas estão há vários anos na Bélgica, mesmo há décadas.

Sem documentos, não têm acesso a cuidados de saúde, nem a serviços financeiros ou a outros serviços assegurados a residentes no país. Muitas pessoas recusam-se a entregar pedidos de requerimento individuais de documentos aos serviços oficiais belgas, com medo de serem deportadas.

Situação catastrófica”

Os homens estão em greve de fome desde 23 de maio e as equipas de médicas de apoio apontam para uma situação crítica.

Cecile Vanheuverzwijn, médica voluntária, declara à Euronews: "A situação é catastrófica. Os doentes estão cada vez pior. Observámos vários problemas coronários, problemas renais, dificuldades psicológicas e tentativas de suicídio".

O Governo belga não resolve o problema e o secretário de Estado belga para Asilo e Migração, Sammy Mahdi, diz à Euronews que “nem todas as pessoas sem documentos que aqui se encontram podem ficar na Bélgica indocumentados” e ameaça que “a greve de fome não vai ajudar."

Solidariedade e apoio

Marisa Matias fez uma visita aos migrantes em greve da fome. “Estivemos com eles para demonstrar a nossa solidariedade e levar o nosso apoio”, afirmou a eurodeputada do Bloco nas redes sociais.

 

 

Termos relacionados Internacional
(...)