You are here

México: Senado aprova uso da canábis para fins terapêuticos

Por 98 votos contra 7, o Senado mexicano aprovou esta semana a legalização da prescrição médica da canábis.
canábis
Foto Martijn/Flickr

Depois da luz verde do Senado na passada terça-feira, a medida proposta elo presidente mexicano Enrique Pena Nieto terá agora de ser aprovada no parlamento.

O governo mexicano já tinha sido obrigado por decisão judicial a autorizar a importação de medicamentos com cannabidiol (CBC), um derivado químico da planta. A proposta agora aprovada permite a prescrição médica de produtos contendo o príncipio ativo da canábis, o  tetrahydrocannabinol (THC), e a produção de canábis para fins medicinais e de investigação científica.

“Há anos que estamos a lutar pelo reconhecimento e aprovação dos usos médicos e terapêuticos da canábis, e finalmente ganhámos alguma coisa” afirmou à Reuters Lisa Sanchez, diretora da ONG México Unido contra a Delinquência, sublinhanado que a decisão do Senado “não é o fim do caminho”.

Apesar do uso da canábis para fins recreativos estar proibida no país, um dos que mais sofre o efeito da guerra às drogas, o Supremo Tribunal decidiu no ano passado dar autorização a quatro pessoas para cultivar canábis para consumo pessoal, abrindo a porta a uma futura legalização da canábis.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)