You are here

Memorial aos Presos e Perseguidos políticos é inaugurado dia 25 de Abril

A iniciativa foi proposta por um grupo de cidadãos e acolhida pela Câmara de Lisboa. A inauguração decorrerá na próxima quinta-feira a partir das 14h, na Estação Baixa Chiado, em Lisboa. Outros eventos significativos terão lugar nos próximos dias, assinalando a comemoração dos 45 anos do 25 de Abril.
Parte do Memorial aos Presos e Perseguidos políticos, que será inaugurado na estação Baixa-Chiado em Lisboa
Parte do Memorial aos Presos e Perseguidos políticos, que será inaugurado na estação Baixa-Chiado em Lisboa

No próximo dia 25 de abril, quinta-feira, será inaugurado o Memorial aos Presos e Perseguidos Políticos (1926-1974), que ficará localizado na entrada da estação Baixa-Chiado do Metro de Lisboa, junto à Brasileira do Chiado. O Memorial tem site em: memorial2019.org

O memorial terá dois écrans gigantescos, onde serão projetados os nomes de muitos milhares de presos políticos, refere o blogue Silêncios e Memórias.

No lado esquerdo do memorial poderá ler-se, em destaque:

RESISTIR

Ao longo de 48 anos (1926-1974)
milhares de homens e mulheres
lutaram em Portugal e nas colónias
contra a mais longa ditadura da Europa.

HONRA À MEMÓRIA DOS QUE
SE BATERAM PELA LIBERDADE!

No lado direito poderá ler-se, em destaque:

LIBERDADE

Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo

Sophia de Mello Breyner Andresen
(no centenário do seu nascimento)

Num dos televisores do memorial poderá ser visto um vídeo:

Outros eventos:

Ocupação” no Teatro São Luiz

Entre 24 e 30 de abril, o Teatro do Vestido, sob a direção de Joana Craveiro, leva à cena no Teatro São Luiz o espetáculo “Ocupação” que irá lembrar a polícia política do regime fascista (PIDE), a opressão da ditadura e a resistência. Note-se que a sede da PIDE situava-se precisamente ao lado deste teatro e o papel da polícia política na ditadura será destacado em diversos momentos do espetáculo. “Ocupação” será estreada na quarta-feira 24 de abril e estará em cena até 30 de abril. Mais informação em: https://www.teatrosaoluiz.pt/espetaculo/ocupacao/

Terceiro aniversário do Museu do Aljube

Este ano, o Museu do Aljube – Resistência e Liberdade comemora o seu terceiro aniversário. O Museu tem iniciativas permanentemente ao longo do ano, com debates, exposições, visitas, entre outros eventos. Nos 45 anos do 25 de Abril, para além de diversas iniciativas, haverá a projeção do documentário “O Dia em que a Tortura Acabou”, no dia 24 de abril a partir das 19 horas, a que se seguirá um debate com Afonso de Albuquerque, Alfredo Caldeira, Conceição Matos e Fernando Vicente.

45 fotografias de Alfredo Cunha e espetáculo de Fausto Bordalo Dias

No dia 25 de abril em Lisboa será também inaugurada uma exposição de 45 fotografias de Alfredo Cunha sobre o 25 de Abril de 1974. As fotografias estarão em diversos locais da cidade.

Na noite de 24 de Abril, Fausto Bordalo Dias atuará no espetáculo comemorativo na Praça do Comércio, em Lisboa

Inauguração de Memorial aos Presos Políticos na Fortaleza de Peniche

No dia 25 de abril, será inaugurado pelo primeiro-ministro António Costa um memorial aos Presos Políticos e a exposição “Por teu livre pensamento”. A fortaleza será reaberta ao público e a 27 de abril, dia em que se comemora os 45 anos da libertação dos presos políticos da cadeia de Peniche, será mostrado o Museu Nacional de Resistência e Liberdade da Fortaleza de Peniche, que ainda se encontra em construção.

Termos relacionados Cultura
(...)