You are here

Medeia homenageia Filipe Duarte com streaming de três filmes

O desaparecimento abrupto do ator Filipe Duarte multiplica homenagens um pouco por todo o lado. Da Medeia podemos contar com três filmes para o recordar, disponíveis até domingo à meia-noite. 
Filipe Duarte no Festival de Cinema de Roma em 2003. Fotografia de Claudio Peri, Agência Lusa
Filipe Duarte no Festival de Cinema de Roma em 2003. Fotografia de Claudio Peri, Agência Lusa

Um pouco por todo o lado se multiplicam as homenagens a Filipe Duarte. É certo que 2020 nos levou um dos maiores atores portugueses da sua geração. 

A Medeia, com quem o ator trabalhou ativamente desde 2003, disponibiliza três filmes para o recordar, que estarão disponíveis no website para assistir gratuitamente até domingo à meia-noite:

A Outra Margem, de Luís Filipe Rocha, que lhe valeu o prémio de Melhor Actor (partilhado com Tomás Almeida), no Festival des Films du Monde em Montreal, em 2007, onde teve a sua estreia mundial;

Entre os Dedos, de Tiago Guedes e Frederico Serra, com o qual seria também galardoado com o prémio de Melhor Actor no festival de Cartagena e nos Globos de Ouro portugueses;

Só Por Acaso, de Rita Nunes.

O último filme com a sua particpação chegou recentemente aos cinemas. FIlipe Duarte esteve presente na antestreia de Mosquito, de João Nuno Pinto (2020), a 2 de Março, no cinema Nimas. Apesar de a exibição em sala ter sido interrompida pela pandemia do Covid-19, o filme está disponível na plataforma Filmin para ver a partir de casa. 

“Filipe Duarte era também, como todos os que com ele trabalharam, todos os que com ele se cruzaram testemunham, excepcional na sua generosidade, na sua solidariedade, na sua integridade. Um amigo, sempre com um sorriso largo no olhar”, pode ler-se no comunicado da Medeia. 

Também Pedro Lamares lhe dedicou ontem a 16º edição do seu Biombo - Diários de Quarentena, numa emotiva leitura do poema “O Actor” de Herberto Helder.

Termos relacionados #FicaemCasa, Covid-19, Cultura
(...)