You are here

Matosinhos: Bloco defende resgate da concessão de transportes à Resende

Após uma reunião com o presidente da Área Metropolitana do Porto, o deputado Heitor de Sousa defendeu que as falhas da operadora privada justificam a entrega do serviço à STCP.

"Vemos com muita dificuldade que a Área Metropolitana do Porto (AMP) renove todos os anos, como se fosse uma espécie de obrigação de calendário, a concessão com a Resende em Matosinhos. Em situação de emergência, justificar-se-ia que a AMP resgatasse a concessão de linhas que a Resende tem e a entregasse à STCP", disse o deputado bloquista após um encontro com o presidente da Área Metropolitana, Eduardo Vítor Rodrigues.

As queixas dos utentes por causa da má qualidade dos veículos, dos sucessivos atrasos e falhas de carreiras da Resende no serviço concessionado no concelho de Matosinhos exigem uma resposta da AMP e do governo, acrescentou o deputado bloquista, citado pela agência Lusa.

"Interrogamos o Governo sobre as condições de operação da Resende e ainda não obtivemos resposta, mas acreditamos firmemente que nas atuais condições a STCP já teria condições para estender o serviço às carreiras que a Resende opera atualmente", defendeu Heitor de Sousa.

A STCP passou a ser gerida pelos seis municípios da AMP onde opera, desde que o governo travou a intenção do PSD e CDS de concessionar o serviço de transportes a privados. A reunião desta segunda-feira serviu para fazer um ponto da situação sobre o estado das concessões de transportes rodoviários na região. Heitor de Sousa sublinhou ainda a necessidade de garantir "transporte público mais barato, com mais qualidade e a chegar mais longe" na AMP, bem como "a necessidade de contratar mais motoristas, criar melhores horários e garantir uma maior cobertura”, de forma a dar condições à STCP para que possa “assegurar a cobertura de toda a rede" daquela área metropolitana.

Termos relacionados Política
(...)