You are here

Marte está a sair da Idade do Gelo

Tal como a Terra já atravessou vários períodos caracterizados por uma temperatura média muito baixa durante longos períodos de tempo, Marte está neste momento a atravessar uma Idade do Gelo.
Marte, foto de Kevin Gill/Flickr.

Medições por radar do gelo nos pólos de Marte revelam que o planeta está a sair de uma idade do gelo, depois de viver diferentes alterações climáticas. Compreender o clima de Marte é importante para compreender se o planeta já foi habitável no passado e de que forma se alterou, e pode dar informações importantes ao estudo de alterações climáticas na Terra.

Os modelos já sugeriam que Marte tenha atravessado idades do gelo no passado, mas ainda não havia informação empírica que o confirmasse. Neste estudo, o investigador Isaac Smith e colegas usaram radar no veículo espacial Mars Reconnaissance Orbiter para analisar as camadas de gelo nos pólos. O estudo das diferentes camadas do gelo pode revelar alterações na acumulação de gelo, e, logo, alterações do clima no passado. 

No pólo Sul, a camada de gelo é relativamente pequena e foi alterada pelo impacto de meteoritos. No pólo Norte, os cientistas conseguiram fazer o mapeamento das diferentes camadas do gelo. A sua análise sugere que o planeta está neste momento desde a sair de uma idade do gelo, que está em retrocesso desde há 370 mil anos.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Ciência, Ambiente
(...)