You are here

Marisa quer ver António Costa ao lado da "proposta ambiciosa" de Madrid

Na sequência do "fiasco" da reunião do Eurogrupo, a eurodeputada bloquista defende que o governo português deve apoiar no Conselho Europeu a proposta espanhola de emissão de obrigações europeias perpétuas a juros muitos reduzidos.
Marisa Matias em Estraburgo em 2016. Foto GUE/NGL/Flickr.

Em mensagem difundida esta terça-feira, Marisa Matias voltou a considerar que “a reunião do Eurogrupo foi um fiasco”. Segundo a eurodeputada, resta ainda “a possibilidade de ser aprovado um plano de recuperação no quadro da crise pandémica que vivemos”.

Para Marisa Matias, o plano que está a ser preparado “infelizmente” não será “tão exigente quanto aquilo que necessitamos no contexto da crise”, num momento “em que há muitas falências, um aumento grande do desemprego e muitas pessoas em enormes dificuldades.”

A eurodeputada aponta, contudo, que “há uma proposta do governo espanhol que é uma proposta ambiciosa”. E esta “poderia responder em grande medida à crise que enfrentamos, através da emissão de obrigações perpétuas a juros muito reduzidos.”

Uma vez que não se sabe ainda qual a posição do governo português quanto a estas medidas, “era importante que toda a pressão fosse colocada no governo português para que prevalecesse aquilo que é o interesse europeu e o interesse nacional e não aquilo que foram os interesses alemão e holandês”. Esta seria uma posição que defenderia “o interesse europeu e o interesse nacional”.

1175040779503720

Termos relacionados #CriseGlobal, Política
(...)