You are here

Marisa: Não se combate o terrorismo apostando numa lógica de medo

A eurodeputada, que está em Bruxelas neste dia de atentados na capital belga, critica as instituições europeias, que “têm entendido que isto se resolve melhor confundindo terrorismo com imigração e aumentando a resposta securitária que, como se vê não resulta”.
“Enquanto não se combater o terrorismo na origem e se apostar numa lógica de medo, de xenofobia securitária (...) as respostas depois são estas e acabam por morrer muitas pessoas inocentes”, afirma Marisa Matias - Foto de Paulete Matos

A eurodeputada Marisa Matias deu declarações a alguns meios de comunicação portugueses, nomeadamente à agência Lusa e ao jornal “Público”.

Ao jornal Marisa Matias referiu que “soube dos atentados quando estava a sair de casa”, que a reunião que tinha com a comissão Econ foi cancelada e que era para viajar, na tarde desta terça-feira, para Roma, mas o voo cancelado.

“Há muito tempo que tenho dito que enquanto o tratamento dado às questões terroristas for este, temos infelizmente de nos habituar a estes atentados”, destacou a eurodeputada e criticou: “As instituições europeias têm entendido que isto se resolve melhor confundindo terrorismo com imigração e aumentando a resposta securitária que, como se vê não resulta. Não resultou em Paris e não resulta agora.”

À agência Lusa, Marisa Matias referiu que saiu à rua para comprar alguns mantimentos e que reúne em sua casa a equipa do Bloco de Esquerda no Parlamento Europeu.

“Enquanto não se combater o terrorismo na origem e se apostar numa lógica de medo, de xenofobia securitária (...) as respostas depois são estas e acabam por morrer muitas pessoas inocentes”

“As instruções que recebemos foram para que ficássemos onde estávamos. Eu saí apenas para procurar alguns mantimentos antes que as lojas fechassem. Juntei a equipa em minha casa e estamos aqui a aguardar instruções”, contou a eurodeputada à Lusa.

“Obviamente isto parece ser uma evidência de que as respostas e as soluções que se têm procurado não são nem respostas nem soluções”, criticou Marisa Matias, apontando que “enquanto não se combater o terrorismo na origem e se apostar numa lógica de medo, de xenofobia securitária (...) as respostas depois são estas e acabam por morrer muitas pessoas inocentes”.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
(...)