You are here

Marisa Matias: “A democracia está tomada pelo sistema financeiro”

“A democracia está, desde há muito tempo, tomada pelo sistema financeiro e por grupos organizados e está raptada por esses interesses. Esse é o problema. E Clinton representa também isso, e por isso é que não conseguiu demarcar-se de Trump”, sublinha a eurodeputada.

Recusando uma leitura simplista de que venceu o populismo nas eleições norte-americanas, Marisa Matias sublinhou que está em causa “um processo muito mais vasto”, que não se limita aos EUA, e “que já começou há muito tempo, quando se começou a experimentar um ultraliberalismo que deixou cada vez mais excluídos”.

Segundo a eurodeputada, a “crise de 2007 foi a antecâmara para revelar, de forma ainda mais evidente, a crise dos sistemas políticos nos países ditos ocidentais, porque pôs a nu muitas verdades, como a concentração de riqueza e a exclusão de populações inteiras”.

“Hillary Cinton, neste contexto, não era parte da solução, era parte do problema, tal como Donald Trump”, avançou, recusando, no entanto, o discurso de que "são todos iguais".

Por outro lado, “a derrota de Clinton mostra também que não é com o politicamente correto, não é com a obediência aos interesses permanentes, ou com tentar encontrar candidatos que encaixam no sistema que está em crise recorrente, e que ninguém refletir muito sobre isso, que se consegue alguma coisa”, defendeu Marisa Matias.

“Desse ponto de vista, Bernie Sanders trazia uma dimensão que mais nenhum outro candidato trazia, concorde-se com ele ou não: Clareza. Clareza política e clareza de proposta”, acrescentou.

A eurodeputada referiu-se também à “questão cultural, de ressentimento: a questão da América branca, de um nacionalismo branco. Contra essas pessoas que não somos nós. Há o medo do outro, o ódio, e essa divisão ganhou e traduziu-se na vitória de Trump".

Marisa Matias alertou ainda que este fenómeno não é exclusivo dos EUA e que “não é de hoje que o discurso racista e xenófobo entrou nos governos da União Europeia”.

Comentários (2)