Marisa e João Ferreira, saiba quais são as diferenças

Ambiente, morte assistida, touradas, paridade. São várias as posições políticas que fazem a diferença entre estas duas candidaturas presidenciais.
Marisa Matias e João Ferreira
Marisa Matias e João Ferreira no debate na RTP

No debate na RTP a 8 de janeiro, Marisa Matias e João Ferreira sublinharam lutas comuns, mas também ficaram claras algumas das diferenças. Causas como o fim das touradas, a regulação da canábis, a despenalização da morte assistida ou a paridade entre homens e mulheres nas listas eleitorais separam os dois candidatos presidenciais.

A eurodeputada encontrou ainda abordagens diferenciadas na questão das alterações climáticas, lembrando ao candidato presidencial apoiado pelo PCP a oposição do seu partido à proibição da exploração dos recursos fósseis no Algarve ou quanto ao nuclear, em que Marisa registou “uma maior ambiguidade por parte do Partido Comunista”. Sobre a questão da transição energética, Marisa Matias frisou que esta tem de ser acompanhada de “uma política para a economia e para a sociedade que permita reconverter postos de trabalho e ter novos tipos de especialidades”.

Ainda no plano das diferenças, foi tratada a questão do Orçamento de Estado para 2021. Para Marisa, “se toda a esquerda tivesse sido muito mais firme, poderíamos ter já resolvido um problema grave do Serviço Nacional de Saúde como é a contratação dos profissionais de saúde”. O mesmo em relação às leis laborais da troika e de Pedro Passos Coelho. Segundo a candidata, “por causa da dimensão da crise, a vida vai mostrar que, muito em breve, o Governo terá mesmo de vir mais à esquerda para negociar estas medidas e poder dotar de facto o Serviço Nacional de Saúde e as leis laborais das medidas que respondam à crise".

Termos relacionados Marisa 2021, Política
Comentários (2)