You are here
Marisa destaca “grande exemplo de cidadania” de jovens ambientalistas

Marisa Matias partilhou na sua página de Facebook uma notícia do jornal Público que avança que o Tribunal dos Direitos Humanos deu “luz verde” a processo de jovens portugueses contra 33 países.
“Em Setembro, 6 crianças e jovens portugueses apresentaram uma queixa junto do Tribunal dos Direitos Humanos contra 33 países pela falta de ações concretas para reduzirem as emissões de gases com efeitos de estufa”, explica a candidata presidencial.
"Numa decisão rara, o Tribunal entendeu dar seguimento à queixa e notificou os países para responderem até ao final de Fevereiro de 2021", continua.
De acordo com Marisa Matias, estamos perante "mais um grande exemplo de exercício de cidadania por parte dos jovens, que sabem bem a ameaça que pende sobre o seu futuro e não baixam os braços".
A notícia não é de hoje mas passou despercebida apesar da sua enorme importância. Em Setembro, 6 crianças e jovens...
Publicado por Marisa Matias em Quarta-feira, 2 de dezembro de 2020
Aquando da divulgação de que o processo foi aceite na instância judicial, a GLAN – Global Legal Action Network, que apoiou a iniciativa, salientou que, "como a grande maioria dos casos movidos pelo tribunal de Estrasburgo não chega a esse estágio, esta decisão representa um grande passo em direção a um possível julgamento histórico sobre as mudanças climáticas".
Os 33 países visados no processo são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Eslovénia, Espanha, República Checa, Suécia, Grécia, Dinamarca, Estónia, França, Croácia, Hungria, Finlândia, Irlanda, Lituânia, Luxemburgo, Ucrânia, Malta, Portugal, Países Baixos, Noruega, Polónia, Roménia, Rússia, Itália, República Eslovaca, Suíça, Reino Unido, Turquia e Letónia.
Add new comment