Mário Durval: sessão jubilar em Lisboa

28 de February 2019 - 14:29

Esta sexta-feira às 14.30, no Fórum Lisboa, acontece a sessão jubilar de Mário Durval. Delegado de Saúde Regional de Lisboa e Vale do Tejo e Diretor do Departamento de Saúde Pública da ARSLVT. Oportunidade para conhecer uma vida dedicada ao Serviço Nacional de Saúde e a muitas outras causas.

PARTILHAR
Foto de Mário Durval/Facebook

Na sua lição jubilar, Mário Durval, que faz 70 anos de idade e conta com 45 anos de funcionário público e mais de 40 de médico de Saúde Pública, promete “contar a história da luta de uma vida em defesa da saúde da população e das várias inovações que introduzi nos serviços que dirigi”.

A par da sua carreira como médico no Barreiro, Durval tem sido um ativista social de várias causas: é, por exemplo, dinamizador do movimento Cidades dos Afectos e foi presidente de instituições de apoio a cidadão com deficiência como a PERSONA e a NÓS. É também ator e poeta. E militante político. É presidente da Direção da Associação Política UDP e foi candidato à presidência da Câmara Municipal do Barreiro em várias eleições autárquicas. No mandato 2013-2017 foi deputado na Assembleia Municipal do Barreiro.

Foi agraciado com vários prémios como a Menção Honrosa no Prémio Ricardo Jorge de Saúde Pública, o Prémio da Qualidade nos Serviços Públicos na ARS de Beja, o Prémio da Qualidade nos Serviços Públicos no Centro de Saúde da Amora, a Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde, grau prata, e o Prémio excelência em Saúde Ambiental 2013.

Mário Durval nasceu em Benavila no concelho de Aviz. Veio para Lisboa estudar e envolveu-se nas lutas estudantis. Ativista anti-fascista, recorda que estava ao lado de Ribeiro Santos quando este foi assassinado. O seu percurso em defesa da saúde pública tem-se pautado pela ideia de contrariar a “ineficiência” da lógica contabilística que foi tomando conta do SNS e de promover “uma lógica da saúde”.