Marinha Grande mobiliza-se contra a exploração de petróleo

Grupo de cidadãos da Marinha Grande lança movimento Marinha Grande Livre de Petróleo. A sua exploração, explicam, "contamina solos e lençóis freáticos, tornando-os inapropriados para a agricultura e outras atividades”.
Plataforma petrolífera
Plataforma petrolífera, foto de Cathy Whitfield/Flickr.

Quando souberam que havia contratos previstos para todo o concelho da Marinha Grande de prospeção e exploração de petróleo e gás natural, um grupo de cidadãos decidiu juntar-se e formar o movimento Marinha Grande Livre de Petróleo.

A sua primeira sessão ocorreu na sexta feira passada na Praia da Vieira e foi uma sessão de esclarecimento feita em colaboração do movimento Peniche Livre de Petróleo. Bruno Fitas, um dos porta-vozes do grupo afirmou à agência Lusa que o objetivo do grupo "não é dizer não ao petróleo no Algarve, em Peniche ou na Praia da Vieira, é dizer não ao petróleo em Portugal".

"Queremos sensibilizar a população para a exploração de petróleo. Estamos rodeados de contratos. Além da faixa costeira, exposta aos contratos offshore, possui áreas contratualizadas onshore em terra, num contrato denominado Batalha. Em terra, além da possibilidade de produção convencional de petróleo, prevê-se ainda a produção de óleo e gás de xisto, por via das técnicas de fratura hidráulica ou fracking", afirmou.

O petróleo "contamina solos e lençóis freáticos, tornando-os inapropriados para a agricultura e outras atividades”, explica Bruno Fitas, que prosseguiu afirmando que "ainda se podia pensar que é bom para o Governo, mas nem há grandes contrapartidas, pois Portugal cobra 15 euros por quilómetro quadrado contratualizado e no máximo 08% do petróleo explorado, enquanto a Noruega cobra 3.647 euros por km2 e 78% do petróleo explorado”, contrapôs.

Estão agora previstas sessões de esclarecimento em Leiria e Pombal. O movimento já tentou contactar a Câmara Municipal da Marinha Grande, mas até agora não obteve resposta. Ainda assim, enviou um comunicado à Câmara da Marinha Grande, ao presidente da Assembleia Municipal, à Junta de Freguesia de Vieira de Leiria e ao presidente da Assembleia de Freguesia.