You are here

Maria Luís deu benefícios fiscais a empresas compradas pela Arrow Global

A Whitestar e a Gesphone tiveram benefícios fiscais no valor de 381.7 mil euros entre 2012 e 2014. No ano seguinte foram compradas pela Arrow Global, a empresa que agora contratou a ex-ministra.
Foto José Sena Goulão/Lusa

O semanário Expresso revela que as duas empresas portuguesas de recuperação de dívidas adquiridas no ano passado pela Arrow Global beneficiaram de créditos fiscais ao investimento e à criação de emprego no valor de 381.7 mil euros entre 2012 e 2014.

O regime de incompatibilidades para ex-titulares de cargos políticos prevê que estes não possam assumir durante três anos atividades no setor por eles diretamente tutelado, "desde que, no período do respetivo mandato, tenham sido objeto de operações de privatização ou tenham beneficiado de incentivos financeiros ou de sistemas de incentivos e benefícios fiscais de natureza contratual".

A polémica contratação de Maria Luís Albuquerque pela maior empresa de recuperação de crédito malparado em Portugal, que negociou a compra de créditos ao Banif e avalia os ativos tóxicos que o Santander não quis, foi criticada pela esquerda parlamentar. E voltou a levantar a oportunidade da discussão do projeto de lei do Bloco de Esquerda, chumbado na anterior legislatura, para alargar as incompatibilidades a um período de nojo de seis anos e a todas as atividades tuteladas pelos ex-governantes.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
(...)