Marchas pelo Fim da Violência Contra as Mulheres são já este domingo

22 de November 2018 - 16:23

Em Lisboa, Porto, Viseu, Coimbra e Vila Real associações e cidadãs e cidadãos em nome individual reafirmam a sua intenção de se mobilizarem "contra este preocupante ascenso do conservadorismo e do ataque aos direitos das mulheres”.

PARTILHAR

Em Lisboa, o início da Marcha pelo Fim da Violência Contra as Mulheres 2018 está agendado para as 15h no Largo do Intendente.

As e os subscritores do Manifesto de convocatória da iniciativa dizem não à violência e à justiça machista e denunciam a “cultura misógina, que está à espreita na rua, está confortável em casa e no trabalho, tem muitas caras, tantas, que às vezes nem as reconhecemos de tão naturalizadas que estão na nossa sociedade”.

“Neste 25 de Novembro, não esquecemos as diferentes formas de violência que atingem as mulheres em todo o mundo. Vemos com apreensão os retrocessos nos direitos alcançados pela luta abnegada de milhares de mulheres em países onde governos de extrema direita e ultraconservadores estão a ganhar cada vez mais terreno. Denunciamos em Portugal uma tendência preocupante para decisões judiciais retrógradas, moralistas e inadmissíveis, que violam os direitos mais básicos e a Constituição da República Portuguesa”, escrevem.

“Os corpos das mulheres nunca serão livres de violência machista sem romper com estruturas inerentemente violentas. As mulheres negras, as mulheres indígenas, as mulheres migrantes, as mulheres LGBTI+ estão ainda mais vulneráveis dentro desta estrutura de poder que se estende também à violência na área laboral, onde o patriarcado e a exploração capitalista se alimentam mutuamente”, lê-se ainda no documento.

Neste 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, as associações e todas as cidadãs e cidadãos marcham para reafirmar a sua intenção de se mobilizar contra este preocupante ascenso do conservadorismo e do ataque aos direitos das mulheres.

No Porto, a iniciativa tem lugar também às 15h. O ponto de encontro será na Praça dos Poveiros, sendo que a Marcha segue posteriormente para a Praça da Liberdade.

Em Viseu, o manifesto convocatório da Marcha pela Eliminação de Todas as Formas de Violência Contra as Mulheres, disponível para subscrição aqui, já foi assinado por 16 coletivos e mais de duas dezenas de cidadãs e cidadãos individuais.

A Marcha, convocada pela Plataforma Já Marchavas - Plataforma aberta de colectivos, cidadãos e cidadãs, tem início no Jardim de Santa Cristina e término na Praça da República (Rossio).

Na semana passada, o voto de congratulação pela realização da Marcha pela Eliminação de Todas as Formas de Violência Contra as Mulheres, apresentado pela deputada municipal do Bloco de Esquerda de Viseu, foi aprovado por unanimidade.

Em Coimbra, irá realizar-se no dia 25 uma ação de rua Pelo Fim das Violências Contra as Mulheres. A iniciativa terá lugar na Praça 8 de Maio, às 14h.

No dia 26, a Marcha Pelo Fim das Violências Contra as Mulheres terá a sua concentração na Praça da República às 16h30.

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, será palco, no dia 25, de várias ações, que incluem debates, instalações e peças teatrais, entre outros, sobre a temática da violência contra as mulheres.