You are here

Manifestantes exigem fim da precariedade no Estado

Esta sexta-feira, dezenas de manifestantes concentraram-se em frente ao Ministério do Trabalho e da Segurança Social, em Lisboa, no sentido de exigirem que o PREVPAP seja cumprido.

Assim, o mote para a mobilização era a contratação de precários do Estado, de trabalhadores que cumprem funções que colmatam necessidades permanentes, mas não têm um vínculo laboral que lhes dê segurança. Os manifestantes salientaram que a lei para estas contratações já está feita, através do programa PREVPAP (Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública), faltando apenas que seja cumprida, dando estabilidade e segurança aos trabalhadores.

Daniel Carapau, dos Precários Inflexíveis, em declarações ao Esquerda.net, afirmou que os manifestantes se juntaram ali “por causa da falta de concretização do PREVPAP, da regularização dos precários do Estado”. “Este programa, pela lei, já devia ter acabado no primeiro semestre deste ano, mas estamos no fim do ano e dois terços das pessoas continuam à espera e as suas vidas continuam em suspenso”.

Susana Jorge, formadora do IEFP, também em declarações ao Esquerda.net, informou que os manifestantes se tinham ali juntado “no sentido de resolver a situação do PREVPAP e de haver mais transparência”.

Termos relacionados PREVPAP, Sociedade
(...)