You are here

Manifestações pela libertação dos 15+2 presos políticos angolanos, um ano depois

Na próxima segunda-feira, 20 de junho, faz um ano que foram presos os jovens angolanos do processo 15+2. Assinalando a data estão a ser convocadas várias manifestações em Angola (em Luanda e Lobito) e também em Lisboa, Bruxelas, Pretória e Paris.
Em Lisboa, a ação decorrerá no Rossio, a partir das 19 horas de segunda-feira, 20 de junho de 2016
Em Lisboa, a ação decorrerá no Rossio, a partir das 19 horas de segunda-feira, 20 de junho de 2016

No dia 20 de junho de 2015, o regime angolano prendeu os jovens ativistas, que cerca de três meses e meio depois, seriam acusados de “preparação de rebelião” e “atentado contra o Presidente da República”. Depois de múltiplas lutas e greves de fome e após um julgamento, que teve início em novembro de 2015, o grupo de 15+2 jovens ativistas foi condenado a penas entre dois e oito anos de prisão, em março de 2016.

Para assinalar o dia em que passa um ano da prisão dos e das jovens ativistas, o site centralangola7311.net divulga um conjunto de ações convocadas para segunda-feira, 20 de junho, e também para outros dias. “1 ano depois da prisão dos ativistas, achamos ser este o dia adequado para assinalar as perseguições e injustiças e de reclamarmos a liberdade de expressão designada na nossa constituição”, assinala-se no referido site e nas convocatórias.

Concentração no Rossio, em Lisboa, na próxima segunda-feira, 20 de junho

Em Portugal, está para já marcada concentração na próxima segunda-feira em Lisboa. A iniciativa está a ser convocada no referido site, na página centralangola7311 do facebook e também na página LAPA - Liberdade aos Activistas Presos em Angola no facebook.

Na convocatória, apela-se a que seja manifestada a solidariedade com os presos, que seja reclamada “a nossa 'Libertação' prometida há 40 anos!”, salientando que “manifestar não é guerra”, que “não há paz sem justiça e igualdade”. Apelam ainda a que nas inciativas convocadas seja entoado o grito “Queremos Liberdade!”. #liberdadeja #angola17

Ações convocadas

Dia 18
Bruxelas – Parc du Cinquantenaire, Fête de La Musique – 23h

Dia 19
Lobito – Junto a rotunda da zona alta da lixeira – 18h
Luanda – Partida de futebol no campo da Igreja São Domingos –15h

Dia 20
Luanda – Sambizanga – Rotunda da Boavista – 12h
Luanda – Cacuaco – Paragem da Vila junto ao Tanque – 12h
Luanda – Viana – Junto ao Alimenta Angola da Estalagem – 12h
Luanda – Belas – Rotunda do Camana – 12h
Lisboa – Rossio – 19h

Dia 21
Pretoria – Embaixada de Angola, Francis Baard Street – 10h
Paris – Parvis de L´Eglise Saint Bernard, 18éme – 21h

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Repressão em Angola, Sociedade
(...)