You are here

Manifestação nos Aliados pelo apoio à hotelaria, restauração, arte e cultura

Esta sexta-feira, centenas de pessoas juntaram-se na Avenida dos Aliados, no Porto, em protesto contra a ausência de medidas que respondam à crise nestes setores. Maria Manuel Rola defende que é necessário garantir apoios a fundo perdido e reduzir as rendas, sendo essencial manter os postos de trabalho.
Manifestação nos Aliados pelo apoio à hotelaria, restauração, arte e cultura
Manifestação nos Aliados pelo apoio à hotelaria, restauração, arte e cultura. Foto de José Coelho, Lusa.

Os manifestantes deram conta das dificuldades que as empresas e os trabalhadores enfrentam, agravadas pelas medidas de restrição adotadas pelo Governo. A incapacidade de fazer face às despesas fixas e a imprevisibilidade quanto ao futuro destas atividades deixa antecipar um agravamento da situação, com vários estabelecimentos a poderem ter de fechar portas. Para mitigar os efeitos da crise pandémica, são reivindicadas medidas como a atribuição de apoios a fundo perdido e a redução de rendas, bem como a diminuição do IVA.

Em declarações à agência Lusa, o Movimento a Pão e Água, responsável pela convocação do protesto, destacou que é tempo de Câmara do Porto devolver “os 30 milhões de euros” amealhados com a taxa turística, distribuindo-os pelos setores da restauração, comércio e hotelaria em forma de apoio.

Em determinado momento da manifestação, os ânimos exaltaram-se, tendo-se registado confrontos entre manifestantes e agentes da PSP que se encontravam no local. Para este sábado estão marcados novos protestos em Lisboa, Setúbal e Guimarães.

É necessário manter os pequenos negócios e a cidade vivos

Maria Manuel Rola esteve presente na iniciativa. Na sua página de Facebook, a deputada bloquista defendeu que são necessárias “respostas rápidas, sem burocracia e que, de facto, mantenham os pequenos negócios e a cidade” vivos.

“No Porto a câmara tem-se posto de fora da solução, e isso também não pode ser”, escreve a dirigente do Bloco, sublinhando que é necessário garantir apoios a fundo perdido e reduzir as rendas, sendo “essencial manter os postos de trabalho”.

Esta tarde no Porto, centenas de pessoas se juntaram na Av. dos Aliados. Pessoas que trabalham na cultura, na...

Publicado por Maria Manuel Rola em Sexta-feira, 13 de novembro de 2020

 

Termos relacionados Sociedade
(...)