Manifestação contra a exploração mineira agendada para Montalegre

No próximo sábado a Associação Montalegre com Vida organiza uma concentração e manifestação contra a exploração mineira na região classificada ambientalmente, um processo que consideram “muito pouco transparente”, que “ignora por completo toda a população local” e de que não se conhece informação do estudo de impacto ambiental.

No próximo dia 21 de janeiro, sábado, às 15 horas, em frente à Câmara Municipal de Montalegre, a Associação Montalegre com Vida organiza uma concentração e manifestação contra a exploração mineira.

Desde o seu início que a Associação Montalegre com vida considera que “este processo tem sido muito pouco transparente e ignora por completo toda a população local”, não existindo neste momento qualquer informação sobre o estudo de impacto ambiental. “Consideramos que é tudo muito estranho e com contornos pouco claros, o que mais uma vez nos deixa desconfiados, mais uma vez nos deixa muito pouco confortáveis, mais uma vez sentimos que não podemos confiar nas instituições.”

A região está classificada como Reserva da Biosfera declarada pela UNESCO e Património Agrícola Mundial classificada pela FAO. A zona especificamente concessionada à mina é “uma zona tampão do Parque da Peneda-Gerês”. Tem ainda “nas encostas da mina e nas proximidades da zona industrial, a Barragem do Alto Rabagão, que é uma das maiores, uma das mais importantes, reservas de água potável da Península Ibérica”.

Podes rever a entrevista ao Interior do Avesso pela Associação Montalegre com Vida

Notícia publicada no Interior do Avesso.

Termos relacionados Ambiente