Manifestação “Aljezur livre de furos” marcada para 25 de junho

Vários movimentos locais contra a exploração de petróleo convocaram uma manifestação a 25 de junho em Aljezur, no Algarve, pela travagem do furo de sondagem marcado para o dia 1 de Julho pelo consórcio GALP-ENI.
Praia de Vale Figueiras, concelho de Aljezur, foto de Paulo Guerra/Flickr.

O consórcio entre a Eni e a Galp requereu um título de utilização privativa do espaço marítimo nacional para, a partir de 1 de julho, iniciar sondagens para procurar petróleo ao largo da costa alentejana. Para travar o furo de sondagem, um conjunto de associações locais convocou uma manifestação em Aljezur, a 25 de junho.

"Não queremos nenhum furo em Aljezur, em Faro, ou em Tavira. Nem em Peniche, na Figueira da Foz ou em qualquer outro local do país! Os contratos que entregaram os nossos mares e terras à exploração petrolífera não ofendem apenas a lei, a protecção ambiental e a falta de consulta popular, representam a destruição do território que as anteriores gerações nos deixaram e que cabe a nós preservar", pode ler-se no comunicado de imprensa.

"Conhecemos os interesses e influências que movem a indústria do petróleo: estamos a par da economia paralela, do suborno, dos jogos de bastidores, da força para além da lei, que devastou e devasta tantos países, onde supostamente os recursos petrolíferos seriam uma benção para os povos, mas que nunca passam de uma maldição, deixando atrás de si um rastro de corrupção, poluição e desigualdades sociais", prossegue o documento.

"A sondagem é o início do que é a exploração de petróleo e gás offshore: uma actividade que polui os oceanos e afecta a fauna e a flora marinhas, que perde petróleo em todas as etapas: nos furos, nos poços submarinos, no transporte nas tubagens, nas operações dos navios. Que contamina as nossas águas, o nosso peixe, as nossas praias, as nossas ondas", conclui o comunicado de imprensa.

Seguindo o protocolo nestes casos, haverá um período de quinze dias de Consulta Pública, até 22 de junho. As associações que convocam a manifestação são Armação do Artista, ASMAA – Associação de Surf e Actividades Marítimas do Algarve, Associação Min-Arifa, Cineclube de Tavira, Corpodehoje – Associação Cultural, Faro em Transição, MALP – Movimento Algarve Livre de Petróleo, Preservar Algarve – Aljezur, Preservar Algarve – Odeceixe, STOP Petróleo – Vila do Bispo e Tavira em Transição. O evento no facebook da manifestação está disponível aqui.