Manifestação de solidariedade com as mulheres espanholas

Vai realizar-se no próximo sábado, 1 de fevereiro, uma manifestação de solidariedade com as mulheres de Espanha e de protesto contra a lei Gallardón, que volta a criminalizar a interrupção voluntária da gravidez. A ação, convocada por diversas associações e coletivos, parte às 15h do Cais do Sodré, participando na manifestação da CGTP até aos Restauradores, e prosseguindo até ao consulado de Espanha.

A manifestação está convocada em evento no facebook. A convocatória da iniciativa apela à mobilização “contra a frente conservadora que avança na Europa”, combate “a cruzada contra os direitos das mulheres” e “o regresso do aborto clandestino e ilegal”. O lema da iniciativa será “Solidariedade com as mulheres de Espanha – Não à lei Gallardón!”

As associações e coletivos referem “vestimos lilás (roxo)”, recusam retrocessos nos direitos sexuais e reprodutivos e o regresso ao passado. Defendem que “o corpo das mulheres não é propriedade de ninguém” e exigem “respeito pelos direitos das mulheres”, sublinhando que são “direitos humanos”.

O evento convoca também uma concentração no dia 8 de fevereiro 2014, pelas 15h, na Praça de Espanha, junto à Embaixada.

A convocatória é subscrita por: APF - Associação para o Planeamento Familiar, Associação ComuniDária, Associação Clube Safo, Associação ILGA Portugal, ALCC - Associação Lusofonia Cultura e Cidadania, APMJ - Associação Portuguesa de Mulheres Juristas, Casa do Brasil de Lisboa, MMM - Marcha Mundial de Mulheres Portugal, Panteras Rosa, PpDM - Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta, Rede 8 de Março, Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens, SOS Racismo.

O Bloco de Esquerda apoia a iniciativa.