You are here

Manicómio: a arte contra o estigma da doença mental

Manicómio é um projeto social que envolve artistas com doença mental. “Insubordinar”, a sua primeira exposição, estreia esta quinta-feira no Largo do Chiado em Lisboa. Pretende combater o estigma e facilitar a inclusão.
Foto de Manicómio/Facebook

O projeto Manicómio nasceu no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa. José Azevedo e Sandro Resende fundaram a Associação de Desenvolvimento Criativo e Artístico P28 e têm dado aulas de artes plásticas a doentes do Hospital Júlio de Matos há cerca de 20 anos.

Outras iniciativas como a Rádio Aurora - Uma outra voz são parte importante da atividade desta Associação. Este programa de rádio, que começou em 2009, é atualmente transmitido em 22 estações de rádio.

Agora, com o “Manicómio”, pretendem criar “novas condições para que os artistas possam acelerar o processo criativo e a produção de Arte Bruta portuguesa, isto é, a criação desenvolvida por artistas com doenças mentais”. O objetivo é também facilitar “o caminho da inclusão, para que os artistas consigam crescer de forma comunitária e autónoma” e “ultrapassar dentro da população portuguesa todos os estigmas associados à doença mental”.

Esta associação está a editar uma coleção de livros e anuncia para breve a abertura de um espaço artístico próprio, aberto a qualquer pessoa. Entretanto, a exposição “Insubordinar” estará patente ao público no Espaço Fidelidade Chiado8 Arte Contemporânea, no Largo do Chiado, em Lisboa, todos os dias úteis das 12 às 20 horas até 8 de fevereiro. Serão expostas obras de Francisco Gromicho, Pedro Ventura e Anabela Soares.

Esta última artista, antiga paciente do Júlio de Matos, tinha já exposto as suas esculturas monstruosas no pavilhão do Centro Hospitalar juntamente com obras de Emir Kusturica.

Termos relacionados Cultura
(...)