You are here

Mais peões mortos em 2018

Os números totais de vítimas em acidentes viários estão a um nível elevado. E o número de peões que faleceram aumentou 32% relativamente ao ano passado.
Foto de Cenas a Pedal/Flickr

Segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), nos primeiros nove meses de 2018 morreram 75 peões. Isto corresponde a um crescimento de 32% relativamente ao mesmo período do ano passado em que se tinham registado 57 vítimas mortais. Um aumento que ocorreu sobretudo no escalão etário entre os 50 e os 59 anos.

No geral dos números de óbitos na estrada, a mortalidade deste ano situa-se ao nível de 2017 (504 mortos este anos em comparação com os 510 do ano passado). É um nível considerado elevado já que o ano passado tinha quebrado a curva de melhorias que se vinha a registar desde há décadas. Estes número dizem apenas respeito aos “óbitos a 24 horas”, ou seja, falecidos imediatamente ou a caminho do hospital, não estando ainda disponíveis os números de óbitos a 30 dias.

Assim, a ANSR sublinha que o país não vai cumprir, pelo segundo ano consecutivo, as metas de mortalidade na estrada do Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária.

Termos relacionados Sociedade
(...)