You are here

Mais de 81 mil trabalhadores pediram o Apoio Excecional à Família

Período abrange a primeira semana de janeiro. Número é quase o dobro do total de apoios requeridos na última semana de dezembro devido ao encerramento de ATL, escolas e creches.
Foto de Paulete Matos

Até dia 10 de fevereiro, os empregadores podiam submeter os pedidos de apoio feitos pelos profissionais que não puderam trabalhar para cuidar dos filhos, devido ao encerramento de escolas, ATL, creches, entre 2 e 9 de janeiro.

O Ministério do Trabalho e da Segurança Social, citado pelo jornal Expresso, aponta para mais de 81 mil trabalhadores que solicitaram o Apoio Excecional à Família. Quase o dobro do total de apoios requeridos no primeiro período de contenção, de 27 a 31 de dezembro de 2021, que foram 41,9 mil e perto dos registados durante o confinamento geral do início de 2021, que foram mais de 95 mil profissionais.

Este apoio garante aos trabalhadores com dependentes a cargo até aos 12 anos, ou independentemente da idade caso o dependente tenha uma doença crónica ou deficiência, uma compensação de 66% da remuneração base, paga em partes iguais pelo empregador e pela Segurança Social.

A medida também está disponível para profissionais cuja atividade seja compatível com o teletrabalho e em determinadas situações a compensação pode ser o salário total.

Na semana entre 27 e 31 de dezembro, dos 41,9 mil pedidos resultou um montante total de 2,1 milhões de euros pagos às empresas, que é quem paga diretamente ao trabalhador. No confinamento geral do início do ano passado foram abrangidos 67 mil trabalhadores em janeiro, 95 mil em fevereiro e 85 mil em março.

Termos relacionados Covid-19, Sociedade
(...)