You are here

Mais de 600 pessoas ficaram sem casa na região de Lisboa em 2020

O primeiro ano da pandemia levou ao reforço das respostas no acolhimento a pessoas que ficaram sem teto. Graças a isso, o número de pessoas a viver na rua diminuiu ligeiramente, diz o vereador bloquista Manuel Grilo.
Pertences de pessoa em situação de sem-abrigo
Foto de Paulete Matos

Em 2019 havia 465 pessoas a dormir na rua na Área Metropolitana de Lisboa. No ano passado, segundo a monitorização anual divulgada pelo vereador dos Direitos Sociais da Câmara de Lisboa, esse número reduziu-se para 447. Mas no mesmo ano, mais de seis centenas de pessoas ficaram sem casa onde viver, ou seja, de 2.602 para 3.200 pessoas. Este grupo está “tecnicamente em situação de sem-abrigo”, explica Manuel Grilo à TSF. Têm onde dormir, “ou em abrigos, ou em housing first, ou nos centros de emergência”, mas não têm habitação autónoma.

O vereador do Bloco que comandou a resposta ao aumento dos sem-abrigo a partir do início da pandemia diz que “cerca de 150 pessoas chegaram à rua após o primeiro confinamento" e 40% das pessoas identificadas como sem-abrigo tinham ficado nessa situação em 2020.

Foi o reforço da resposta da Câmara Municipal que impediu que o problema assumisse proporções mais alarmantes, com a criação de quatro centros para acolher 220 pessoas em permanência.

O desafio agora, prosseguiu Manuel Grilo, é encontrar soluções para o problema de cada uma dessas pessoas. "Sempre que é dada uma alternativa adequada à sua própria situação, as pessoas aderem. É necessário é termos neste momento disponíveis mais respostas adequadas para estas pessoas. Há algumas pessoas que resistiram, e que resistem, por exemplo, para ir para os centros de abrigo tradicionais”, diz o vereador do Bloco de Esquerda na Câmara de Lisboa.

Manuel Grilo chama ainda a atenção para o fenómeno do aumento do número de mulheres a viver na rua, para o qual a autarquia teve de encontrar respostas específicas, como a da Casa do Lago, que acolhe atualmente em permanência 19 mulheres nesta situação.

Termos relacionados Sociedade
(...)