You are here

Maioria dos portugueses utiliza carro nas suas deslocações

O meio de transporte mais utilizado pelos portugueses continua a ser o automóvel o que coloca o país 8,9 por cento acima da média em relação aos 17 países europeus onde o estudo foi realizado.
Foto Automonitor

O meio de transporte mais utilizado pelos portugueses continua a ser o automóvel, segundo um inquérito europeu sobre as atitudes de segurança dos automobilistas.

De acordo com o European Survey of Road users’ safety Attitudes (ESRA), 70,4 % dos inquiridos afirmam que o carro é o seu principal meio de deslocação, tanto como condutor como passageiro.

Desta forma, a utilização dos transportes públicos situa-se abaixo da média europeia (9,8%), uma vez que apenas 8,7 % dos inquiridos confirmou que utiliza este meio como principal forma de transporte.

No entanto, 30% dos portugueses afirma que os transportes públicos estão entre as três primeiras opções quando se têm de deslocar, mas este valor é inferior à média que se situa nos 38%.

Já no que diz respeito à utilização de meios de transporte mais sustentáveis, como, por exemplo, a bicicleta, apenas 0,2% dos inquiridos admite utilizá-la como primeira opção nas suas deslocações, sendo que 7,6% dos portugueses diz que a bicicleta está entre os três meios de transportes privilegiados, embora estes valores sejam significativamente inferiores à média europeia de 4,8% e 24,9% respectivamente.

Melhorar os transportes públicos

O Presidente da Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP) afirmou que estes dados “confirmam a tendência expectável" de que "os portugueses continuam a preferir mais o automóvel do que a média dos países europeus”.

Em comunicado divulgado pela Lusa, o responsável pela PRP acrescenta que os portugueses “são resistentes a meios de transporte mais sustentáveis para o ambiente, como os transportes públicos e a bicicleta”.

Por isso, aquele organismo considera que “é imperioso disponibilizar mais, melhores e mais baratos transportes públicos e promover a utilização da bicicleta de forma racional e segura como meio de transporte alternativo”.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
Comentários (1)