You are here

Maia Sandu é a nova Presidente da Moldávia

A ex-primeira ministra, pró-UE e líder do partido de centro direita Ação e Solidariedade, venceu a segunda volta das presidenciais moldavas, derrotando o atual presidente Igor Dodon, considerado próximo de Vladimir Putin.
Fotografia de Wikimedia Commons.

Maia Sandu, líder do partido de centro direita Ação e Solidariedade, foi eleita presidente da Moldávia com quase 58% dos votos. Rosto do movimento pró-europeu, Sandu terá beneficiado dos votos dos emigrantes para alcançar este desfecho da corrida à presidência. O atual presidente, Igor Dodon, um político próximo de Vladimir Putin, obteve 42%. O resultado é quase o inverso das eleições presidenciais de 2016, quando Dodon bateu Sandu por 57% contra 43%.

Em declarações à Euronews, a primeira mulher eleita para a chefia de Estado da Moldávia disse que pretende eleições legislativas antecipadas. "Isto é o que o povo da Moldávia pretende, eles querem eleições parlamentares antecipadas porque o atual parlamento provou que não funciona para o povo. Alguns dos deputados ainda estão envolvidos em casos de corrupção e de contrabando e o povo quer a mudança através de um novo parlamento que o represente", disse a presidente eleita.

A Moldávia é um dos países mais pobres da Europa e tem um elevado número de emigrantes espalhados por todo o continente.

"Muitos moldavos votaram pela mudança, muitos querem um país em que possam estar, porque um terço da população deixou o país por não ter oportunidades económicas em casa. Vai ser duro, nem todos no parlamento gostam da minha agenda, mas a agenda é apoiada pelo povo. Nem todos ficarão satisfeitos por terem instituições fortes que lutem contra a corrupção, que puna os que têm estado a roubar o povo, mas nós vamos encontrar um caminho para que isso aconteça", explicou.

A Comissão Europeia reagiu positivamente aos resultados eleitorais. "Os resultados são um apelo claro à luta contra a corrupção e à recuperação do respeito pelo estado de direito, caminho em direção a um futuro mais próspero e que a União Europeia está preparada para apoiar a Moldávia", afirmou o principal porta-voz da União Europeia, Eric Mamer.

Quer a presidente recentemente eleita, quer o presidente em funções, alegaram irregularidades eleitorais. Mas ainda assim, Igor Dodon, presidente desde 2016, felicitou Maia Sandu pela vitória. Esta já tinha ficado à frente na primeira volta das eleições presidenciais, com três pontos e meio de avanço face a Dodon.

A presidente eleita é uma ex-economista do Banco Mundial e defende uma maior aproximação da Moldávia à União Europeia. Muita da sua campanha alimentou-se do descontentamento de algum eleitorado face a uma longa história de escândalos políticos e corrupção, entre eles o roubo de um total de mil milhões de dólares de bancos do país nos anos de 2014 e 2015.

No período em que esteve no poder, Igor Dodon estreitou os laços com a Rússia, tendo contraído vários empréstimos junto do Kremlin e visitado o país mais de 20 vezes em quatro anos, mais do que a qualquer outro país.

Termos relacionados Internacional
(...)