Madeira: Bloco quer explicações de Cafôfo sobre elogios a Alberto João Jardim

13 de September 2019 - 11:41

O candidato bloquista às regionais de 22 de setembro não compreende como o PS critica um modelo de desenvolvimento falhado e “depois vai elogiar o principal rosto desse modelo e dessas políticas”.

PARTILHAR
Paulino Ascenção
Paulino Ascenção em campanha no Funchal para as regionais de 22 de setembro. Foto Bloco/Madeira

Paulino Ascenção desafiou esta quinta-feira o PS a vir "esclarecer e explicar" as "considerações elogiosas" feitas pelo seu cabeça de lista, Paulo Cafôfo, ao ex-presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim.

"O PS reconhece que o modelo de desenvolvimento destes 40 anos falhou, que é preciso mudar, mas depois vai elogiar o principal rosto desse modelo, dessas políticas", afirmou Paulino Ascenção à agência Lusa, à margem de um debate, no Funchal, organizado pelo movimento Madeira Pride.

Na edição do passado sábado do Expresso, Paulo Cafôfo teceu elogios a Alberto João Jardim, considerando-o “uma personalidade inigualável”. O candidato do PS assumiu o elogio ao antigo líder do PSD/Madeira “com exceção dos últimos dez anos” à frente do Governo Regional.

"Isto faz-nos questionar: Quer [Paulo Cafôfo] ser alternativa ou quer ser o fiel seguidor das políticas de Jardim? Está apostado em construir uma alternativa de esquerda, com políticas novas, que respondam à pobreza e à falta de emprego, ou está apostado num bloco central que proteja os interesses dominantes?", questionou Paulimo Ascenção, desafiando os socialistas madeirenses a virem  "esclarecer e explicar" estas "considerações elogiosas", que lhe parecem "completamente descabidas".

O dia de campanha foi preenchido pelo contacto com a população da freguesia do Monte e terminou com um debate com a comunidade LGBTI. Paulino Ascenção sublinhou que a "liberdade" e a "igualdade de direitos" são dois temas prioritários desde a fundação do Bloco de Esquerda e que na altura não constavam da agenda de "nenhum dos outros partidos" com representação parlamentar.