Macedo de Cavaleiros: Fernando Choupina é candidato do Bloco à Câmara

A candidatura do Bloco quer apostar na fixação da juventude no concelho e acabar com a atual “governação para amigos” do executivo da direita. Rogério Martins encabeça a lista à Assembleia.
Fernando Choupina é professor de Matemática em Macedo de Cavaleiros.

A primeira candidatura do Bloco à Câmara de Macedo de Cavaleiros tem como cabeça de lista o professor de Matemática Fernando Choupina. Na apresentação da candidatura, o candidato afirmou que pretende ser uma “voz ativa” em defesa de uma gestão mais transparente e democrática.

Acusando a maioria de direita no executivo municipal de ter passado os últimos 16 anos a fazer uma “governação para amigos”, Choupina criticou ainda o encerramento do Instituto Piaget em Macedo de Cavaleiros. A defesa do regresso do ensino superior ao concelho é um dos temas da campanha bloquista.

“Nós temos que fixar jovens, temos que promover projetos de jovens agricultores, temos que promover projetos de atribuição de bolsas de doutoramentos e mestrados a jovens nossos”, defendeu o candidato.

Para a lista à Assembleia Municipal, o Bloco apresenta Rogério Martins, um jovem que regressou ao concelho após concluir o ensino superior, ao contrário da maioria dos colegas. “Se fizer como os meus amigos e outros da minha geração, quem resta para dar vida a Macedo?”, questionou na apresentação da candidatura.

“Não podemos ser uma máquina de criar habitantes para o litoral, não podemos subjugar-nos à ideia de que aqui não vale a pena investir porque não há gente. Esta é uma falácia e um ciclo vicioso. Não há investimento porque não gente, mas a gente abala e fica abalada porque não há investimento”, concluiu Rogério Martins.

Termos relacionados Autárquicas 2017, Política