México: DIREITA VENCE POR 5 DÉCIMAS

thumb_felipe_calderonO Instituto Federal Eleitoral (IFE) proclamou a vitória do candidato do Partido de Acção Nacional (PAN), Felipe Calderón, depois de terminada a contagem oficial. Calderón teve 14 milhões 981 mil 268 votos, que representam 35,88 % dos votos válidos, batendo por pouco o candidato do Partido da Revolação Democrática (PRD), Andrés Manuel López Obrador, que conseguiu 35,31%.

O candidato do PRI, partido que governou o México p or mais de 79 anos, Roberto Madrazo, ficou em 3º lugar com 22,27% .López Obrador anunciou que vai contestar os resultados no Tribunal Federal Eleitoral, alegando que houve muitas irregularidades. Durante a maior parte da contagem oficial, que se seguiu à contagem preliminar, o candidato da esquerda esteve à frente, sendo ultrapassado pelo conservador Calderón no final.
O líder do PRD convocou uma manifestação de protesto na praça principal da capital mexicana, o Zócalo, para o próximo sábado, para exigir uma nova contagem.
O Tribunal Federal Eleitoral tem até o dia 6 de Setembro para decidir sobre o recurso.

Termos relacionados Internacional