You are here

Luz Saúde: Lucros da gigante da saúde privada aumentam 16% no primeiro trimestre

A Luz Saúde, detida em 98,4% pelos chineses da Fosun, registou até março, “um resultado líquido atribuível aos seus acionistas” de 6,2 milhões de euros. Em 2015, os grupos privados José de Mello Saúde e Luz Saúde faturaram 983 milhões de euros, o equivalente a 2,7 milhões de euros por dia.
Foto de Paulete Matos.

No comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Luz Saúde refere que, “no primeiro trimestre de 2016, os rendimentos operacionais da Luz Saúde atingiram os 116,1 milhões de euros, um crescimento de 8,5% em relação ao período homólogo”.

“Os rendimentos operacionais do segmento de cuidados de saúde privados totalizaram 91,0 milhões, 10,7% acima do período homólogo”, lê-se no documento, no qual é assinalado que “este crescimento foi impulsionado por um aumento generalizado da atividade, quer ambulatória quer de internamento, pela entrada no perímetro de consolidação integral do Hospital da Misericórdia de Évora e pela aquisição do Hospital da Luz – Guimarães e Hospital do Mar – Gaia”.

Face ao ímpeto expansionista da Luz Saúde e à margem negativa da atividade no Hospital Beatriz Ângelo (Loures), "justificada maioritariamente pelo aumento do peso dos custos com consumíveis e fármacos", o EBITDA (ganhos antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) consolidado do grupo manteve-se praticamente inalterado face ao período homólogo, fixando-se em 15,5 milhões.

Entre janeiro e março, o grupo registou um “investimento total de 27,4 milhões de euros, dos quais 26,2 milhões representam investimento de expansão de capacidade, quer em termos geográficos, com a aquisição do Hospital da Luz - Guimarães e do Hospital do Mar – Gaia, quer de unidades já existentes, com o investimento em curso na expansão da Clínica de Oeiras”.

No ano passado, a empresa presidida por Isabel Vaz faturou mais 5,5% do que em 2014, registando um lucro de 22 milhões de euros.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)