You are here

Lusa: Direção de Informação preocupada com corte orçamental

Indemnização compensatória foi cortada em 2,6 milhões de euros na proposta de OE2017, depois da CT também a Direção de Informação da agência manifesta surpresa com o corte e com o “requacionamento” do contrato de prestação de serviços, anunciados pelo Governo.
Edifício da Agência Lusa - Foto de Inácio Rosa/Lusa (arquivo)
Edifício da Agência Lusa - Foto de Inácio Rosa/Lusa (arquivo)

Segundo notícia da Lusa, o diretor da informação da agência, Pedro Camacho, enviou um comunicado à redação onde se pode ler: “A Direção de Informação foi surpreendida pela redução de 2,6 milhões de euros na verba prevista no Orçamento do Estado para a Lusa e vê também com grande preocupação a nota enviada à agência Lusa hoje pelo ministério da Cultura, onde se afirma que, face à realidade orçamental, os termos do contrato programa que esteve a ser negociado até agora serão ‘reequacionados’”.

A Comissão de Trabalhadores (CT) da Lusa já tinha questionado o adiamento da assinatura do contrato programa para o triénio 2016-2018, a redução da indemnização compensatória para 2017 e a redução de verbas da agência, em carta dirigida ao ministro da Cultura, divulgada em comunicado. A CT alertou que “a concretizar-se esta diminuição, tal tem impacto no serviço e nos trabalhadores da única agência noticiosa portuguesa”.

No início de outubro, o deputado Jorge Campos do Bloco de Esquerda tinha questionado o “atraso incompreensível na assinatura do contrato de prestação do serviço público com a Agência Lusa”.

A direção de informação da Lusa salienta ainda que “continua a acreditar que se encontrará uma solução que permita aplicar o plano de modernização da Lusa e cumprir os objetivos que foram acordados com o próprio acionista Estado ao longo deste ano”.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)